Montar um painel elétrico não é uma tarefa difícil, nem de longe seria impossível, mas é uma tarefa que exige atenção do eletricista nos mínimos detalhes. Isso ocorre pois um painel de comando elétrico irá realizar operações automáticas ou manuais de forma continua e por isso deve-se prestar atenção não somente na funcionalidade do que foi programado, mas também no design e segurança.
Dessa forma nesse post você vai conhecer alguns detalhes que fazem toda diferença na hora de montar seu painel elétrico de comando e se dar muito bem nas instalações que o fizer. Aqui veremos dicas sobre padrões, melhores práticas e claro alguns conselhos que podem ou não ser adotados por cada um de vocês eletricistas do Saber Elétrica.
Composição dos painéis de comando.
De um modo geral, painéis de comando elétrico possuem alguns componentes que estarão presentes em todos painéis e alguns componentes mais especifico. De um modo geral um painel elétrico de comando vai conter:
- Contatores;
- Relés;
- Bornes;
- Sinaleiros;
- Chave comutadora;
- Alarme;
- Soft Starter;
- etc
Diferença entre montagens de painéis de comando
Analisando friamente as montagens de painéis de comando elétrico teremos uma divisão entre painéis de comando de alta potência e painéis de controle eletrônico, cada um deve seguir uma linha de raciocínio e de projeto específico, veja bem.
Se analisarmos um painel de comando para uma bomba ou motor de potência superior a 7hp, teremos que elaborar um painel com soft starter ou então no sistema estrela
FONTE: https://www.sabereletrica.com.br/